terça-feira, 13 de março de 2012

REFLEXÃO DO EVANGELHO, 13 DE MARÇO



     Perdão... Palavra pequena e simples mas tão difícil de ser usada e entendida.
Pedro pergunta a Jesus: "Mestre, quantas vezes devemos perdoar? Até sete vezes?". Jesus nos dá a resposta: até "setenta vezes sete".
     A partir de agora, devemos contar quantas vezes perdoaremos? Basta issso? A quem devemos perdoar? E afinal, o que é perdão?
      São muitas dúvidas, mas não é tão difícil assim de se entender. Jesus apenas nos diz que devemos perdoar sempre. Não é necessário contar as vezes que  perdoamos, mas simplesmente devemos perdoar sempre. A falta do perdão em nossa vida gera ressentimento, o que acaba prejudicando a nós mesmos.
Não adianta pensarmos que o fato de não perdoarmos alguém, prejudica aquela pessoa, pois o maior prejudicado somos nós, pois acabamos endurecendo o nosso coração, mantendo-o fechado até mesmo para Deus. Nossa vida se transforma numa sucessão de lamentos, murmúrios e ressentimento contra os outros, formando uma barreira para a graça de Deus em nossa vida. 
     Então Jesus nos diz para perdoarmos sempre. E não somente para que fiquemos bem, mas também, lembrando da parábola contada por Jesus no Evangelho de hoje,  onde o servo é perdoado de sua dívida mas não tem da mesma misericórdia com seu devedor e acaba sendo castigado pelo seu Senhor, vemos que Deus vai nos perdoar somente na medida em que perdoamos nossos devedores.
Na oração do Pai Nosso, ensinada pelo próprio Cristo, já falamos: 'Perdoai-nos as nossas ofensa, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", ou seja, se não perdoo, Deus não tem nenhuma obrigação em me perdoar.
     Temos também que entender que o perdão tem que vir de nosso coração, não basta sair a palavra de nossa boca se em nosso coração a mágoa está instalada. Devemos nos propor a perdoar verdadeiramente, esquecendo tudo e sem nada em troca. Não podemos perdoar somente quem nos pede perdão, pois assim fica fácil, pois será mais difícil aquela pessoa nos fazer outro mal. Na verdade devemos perdoar a todos, mesmo aqueles que no entendimento humano não merecem, e que a qualquer momento podem nos ofender novamente.
     É dificil... mas se pensarmos direito, Deus ao nos dar seu perdão é assim, pois mesmo que nos confessemos, não paramos de pecar e mesmo assim ele sempre está pronto para um novo perdão sem jamais nos atacar com nossos erros, pois havendo o arrependimento e a confissão dos pecados, Deus verdadeiramente esquece os nossos erros. Deus não fica remoendo nossos erros como fazemos com os outros, Ele verdadeiramente nos perdoa e fecha as portas para o passado.
     Aprendamos assim com Deus que o perdão não é uma opção, é um dever para todo aquele que se diz Cristão e quer um dia encontrar-se face a face com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Searchles Related Content