domingo, 6 de março de 2011

LITURGIA DIARIA - DOMINGO, 06/03/2011


Verde. 9º DOMINGO Tempo Comum


1ª Leitura - Dt 11,18.26-28.32
Eis que ponho diante de vós bênção e maldição.
Leitura do Livro do Deuteronômio 11,18.26-28.32
Moisés falou ao povo dizendo:
18Incuti estas minhas palavras
em vosso coração e em vossa alma;
amarrai-as, como sinal, em vossas mãos
e colocai-as como faixas sobre a testa.
26Eis que ponho diante de vós bênção e maldição;
27a bênção, se obedecerdes
aos mandamentos do Senhor vosso Deus,
que hoje vos prescrevo;
28a maldição, se desobedecerdes
aos mandamentos do Senhor vosso Deus
e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo,
para seguirdes outros deuses que não conhecíeis.
32Tende, pois, grande cuidado em cumprir
todos os preceitos e decretos que hoje vos proponho.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 30,2-3a.3bc-4.17.25 (R.2.3b)
R. Senhor, eu ponho em vós a confiança:
sede uma rocha protetora para mim!

2Senhor, eu ponho em vós minha esperança;*
que eu não fique envergonhado eternamente!
3aPorque sois justo, defendei-me e libertai-me*
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!R.


3b
Sede uma rocha protetora para mim,*
cum abrigo bem seguro que me salve!
4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;*
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!R.
17
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,*
e salvai-me pela vossa compaixão!
25Fortalecei os corações tende coragem,*
todos vós que ao Senhor vos confiais.R.

2ª Leitura - Rm 3,21-25a.28
O homem é justificado pela fé sem a prática da lei.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 3,21-25a.28
Irmãos:
21Agora, sem depender do regime da Lei,
a justiça de Deus se manifestou,
atestada pela Lei e pelos Profetas;
22justiça de Deus essa, que se realiza
mediante a fé em Jesus Cristo,
para todos os que têm a fé.
Pois diante desta justiça não há distinção:
23todos pecaram e estão privados da glória de Deus,
24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça,
em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo.
25aDeus destinou Jesus Cristo a ser,
por seu próprio sangue,
instrumento de expiação mediante a realidade da fé.
28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé,
sem a prática da Lei judaica.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mt 7,21-27
A casa construída sobre a rocha e
a casa construída sobre a areia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,21-27
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
21Nem todo aquele que me diz: `Senhor, Senhor",
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
22Naquele dia, muitos vão me dizer:
`Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos?
Não foi em teu nome que expulsamos demônios?
E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?"
23Então eu lhes direi publicamente:
`Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
25Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em
prática, é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
27Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!"
Palavra da Salvação.

Fonte: CNBB Liturgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Searchles Related Content