segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LITURGIA DIÁRIA - SEGUNDA-FEIRA, 05/09/2011



Verde. 2ª-feira da 23ª Semana Tempo Comum


1ª Leitura - Cl 1,24-2,3
Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir
o mistério escondido por séculos e gerações.
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,24-2,3
Irmãos:
24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós
e procuro completar na minha própria carne
o que falta das tribulações de Cristo,
em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja.
25A ela eu sirvo,
exercendo o cargo que Deus me confiou
de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude:
26o mistério escondido por séculos e gerações,
mas agora revelado aos seus santos.
27A estes Deus quis manifestar
como é rico e glorioso entre as nações este mistério:
a presença de Cristo em vós,
a esperança da glória.
28Nós o anunciamos,
admoestando a todos e ensinando a todos,
com toda sabedoria,
para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.
29Para isso eu me esforço com todo o empenho,
sustentado pela sua força que em mim opera.
2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós,
pelos fiéis de Laodicéia
e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente,
2para que sejam consolados
e se mantenham unidos na caridade,
para que eles cheguem a entender profunda e plenamente
o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus,
3no qual estão encerrados todos os tesouros
da sabedoria e da ciência.
Palavra do Senhor. 


Salmo - Sl 61 (62),6-7. 9 (R. 8a)
R. A minha glória e salvação estão em Deus.

6Só em Deus a minha alma tem repouso, *
porque dele é que me vem a salvação!
7Só ele é meu rochedo e salvação, *
a fortaleza, onde encontro segurança!R.
9Povo todo, esperai sempre no Senhor, +
e abri diante dele o coração: *
nosso Deus é um refúgio para nós!R. 


Evangelho - Lc 6,6-11
Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,6-11
Aconteceu num dia de sábado que,
6Jesus entrou na sinagoga,
e começou a ensinar.
Aí havia um homem cuja mão direita era seca.
7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam,
para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado,
e assim encontrarem motivo para acusá-lo.
8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos,
disse ao homem da mão seca:
"Levanta-te, e fica aqui no meio."
Ele se levantou, e ficou de pé.
9Disse-lhes Jesus: "Eu vos pergunto:
O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal,
salvar uma vida ou deixar que se perca?"
10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor,
e disse ao homem: "Estende a tua mão."
O homem assim o fez e sua mão ficou curada.
11Eles ficaram com muita raiva,
e começaram a discutir entre si
sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Palavra da Salvação. 


Reflexão - Lc 6, 6-11
Duas perguntas podem ser feitas a partir do Evangelho de hoje: a primeira é sobre o motivo da existência da lei, e a segunda é sobre a nossa atitude em relação ao modo de agir das outras pessoas. No primeiro caso, a lei pode existir tanto para garantir direitos como para ser instrumento de opressão e de dominação. Os fariseus e os mestres da Lei fizerem da Lei de Deus não um meio para garantir o bem, mas um meio de estabelecerem relações de poder e dominação. No segundo caso, quando uma pessoa faz algo que nos surpreende, nós podemos condená-la e excluí-la porque não segue os padrões da normalidade ou podemos buscar os seus motivos, e talvez aprendamos novas formas de amar.


CNBB LITURGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Searchles Related Content