quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LITURGIA DIARIA



Dia: 05/08/2010
XVIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)
Primeira Leitura: Jeremias 31, 31-34

Leitura do livro do profeta Jeremias - 31Dias hão de vir - oráculo do Senhor - em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá. 32Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel - oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. 34Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos - oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(50)
REFRÃO: Ó Senhor, criai em mim um coração   que seja puro!
1. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo  um espírito decidido. /Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! -R.
2. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Ensinarei vosso caminho aos pecadores, / e para vós  se voltarão os transviados. -R.
3. Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, / e,  se oferto um holocausto, o rejeitais. /Meu sacrifício é minha alma penitente, / não  desprezeis um coração arrependido! -R.

Evangelho: Mateus 16, 13-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 13Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 20Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. 21Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. 22Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! 23Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Searchles Related Content