sábado, 17 de outubro de 2009

SÃO JORGE, O SANTO GUERREIRO


São Jorge
     Hoje, estava em casa e resolvi pesquisar uma dúvida que eu tinha.
Em várias casas em que entro, vejo um quadro de São Jorge. Ele está sempre em seu cavalo branco e com sua lança, está prestes a matar o Dragão, que muitos dizem que vivia na Lua.
     A primeira vista essa é uma História absurda, visto que em seu tempo não haveria como chegar na Lua, isso sem contar que Dragões, até onde eu sei, nunca existiram, a não ser em Contos de Fada de Cavaleiros e Princesas.
     No entanto, no Brasil este é um santo que tem muitos fiéis, inclusive vários Corinthianos (como eu, rs) e já me disseram inclusive que ele não seria reconhecido pela Igreja Católica como Santo. Então, pesquisando descobri algumas coisas muito interessantes, como por exemplo, que ele é sim reconhecido como santo e que sabe-se que ele foi um soldado romano que se tornou um mártir no ano de 303 DC.
     Eis a matéria que encontrei no site da Canção Nova sobre ele:


SÃO JORGE Mártir

Conhecido como 'o grande mártir', foi mártir no ano 303.
A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.
Pertenceu a um grupo de de militares do Império de Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um Império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade.
Ele foi perseguido, preso e ameaçado para renunciar a fé cristã. Ele preferiu renunciar a própria vida e foi martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, o venceu com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que em nome de Jesus, pelo poder da cruz, viveu o bom combate da fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Esse é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor
São Jorge, rogai por nó


     Bom, já que minha dúvida foi resolvida, espero que a informação seja útil para vocês e que agora, passemos a imitar tambem este grande santo e mártir, para que em nossa vida sejamos sempre firmes em nossa fé, independentemente da posição que ocupemos. 

Um comentário:

  1. Tirou-me a dúvida de que São Jorge teria sido cassado.Obrigada.DGBS

    ResponderExcluir

Searchles Related Content